No mês em que se assinala o centenário de nascimento da escritora e poetisa Natália Correia (1923-1993), a Biblioteca Municipal de Esposende promove, no dia 29, às 18h00, mais uma sessão “(Con)Viver com Poesia”, desta feita subordinada ao tema “Natália Correia: o compromisso absoluto da arte”.
Nesta sessão, Raquel Patriarca apresenta Natália Correia, abordando a sua vida, a poesia, mergulhando nas palavras e nas partilhas de interpretações.
No dia seguinte, 30 de Setembro, às 16h00, o auditório da Biblioteca Municipal receberá a apresentação do livro “O dever de deslumbrar – Biografia de Natália Correia”, da autoria de Filipa Martins, vencedora da segunda edição do Prémio Literário Manuel de Boaventura, em 2019.
“A obra revela a biografia de Natália Correia, mulher deslumbrante e carismática, equiparada às maiores pensadoras europeias e às estrelas de Hollywood, atacou o Regime onde mais lhe doía – na moral caduca -, elegeu o erotismo como arma política e tornou-se a autora mais censurada da ditadura. Já no bar que fundou em Lisboa, fez e desfez governos à batuta da sua boquilha”, refere a autarquia.