A Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde, inaugura esta terça-feira, pelas 15h30, a exposição fotográfica ‘Comunidades Ciganas: E a Liberdade aqui tão perto…’, de Luís Firmino Ribeiro, dedicadas a uma das minorias mais perseguidas pelo Estado Novo.
As fotos foram registadas na década de 70, no interior do Alentejo e na Póvoa de Varzim.
A mostra resulta de um protocolo entre a Câmara Municipal de Vila Verde e a Comissão promotora de homenagem aos Democratas do distrito de Braga.
José Firmino Ribeiro divide a sua vida entre o ensino, a investigação e publicação e a disseminação da História e da Cultura Contemporânea, tendo sido professor do Ensino
Secundário e professor convidado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É doutorado em História Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa e actualmente Investigador do Instituto de História Contemporânea, de que foi vice-presidente entre 2009 e 2013.
Entre 2001e 2007 foi director e editor da revista História. Foi Comissário da Exposição ‘Viva a República! 1910-2010’, na Cordoaria Nacional, Lisboa, e da Exposição ‘Morte à Morte. 150 anos da abolição da Pena de Morte em Portugal’, Assembleia da
República, 2017. Membro da Comissão Instaladora do Museu do Aljube Resistência e Liberdade e seu director de 2015 a 2020. É presidente do Conselho Consultivo do Museu.
Coordena actualmente uma colecção de Parlamentares do Regime Democrático, Assembleia da República, 2017-2023.
É autor de um vasto conjunto de livros e artigos sobre História Política e História da Cultura da época Contemporânea e acaba de publicar ‘Sipote, uma aldeia do Pinhal. Memória do tempo comunitário’, um estudo ficcional e ensaístico sobre a problemática do esvaziamento e viabilidade das aldeias na região do Pinhal Interior Sul.
OVILAVERDENSE@GMAIL.COM