A Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde, acolhe este sábado, a partir das 21h00, o lançamento do livro “Camiño Xacobeo Miñoto Ribeiro”, de Cástor Pérez Casal, José Ramon Estevez e Jorge Lamas Bertolo, com apresentação do padre Carlos Nuno Vaz.
Trata-se de um projecto originado pela investigação e recolha documental conduzida por Cástor Perez Casal, que deu origem à Associação do Caminho Minhoto Ribeiro, a qual, por sua vez, impulsionou a reactivação deste Caminho.
Como resultado foi publicado o livro “Camiño Xacobeo Miñoto Ribeiro”, no ano de 2010, escrito em co-autoria pelo professor Cástor Pérez Casal e pelo historiador J. Ramón Estévez.
A partir de 2019, municípios galegos e portugueses associaram-se ao projeto, a que Vila Verde aderiu em 2020. Em 2021, o então Arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, e o arcebispo de Compostela, Julián Barrio, assinaram a Declaração oficial que certifica o Caminho.
O padre e investigador Carlos Nuno Vaz, reitor da igreja da Senhora-a-Branca, em Braga, foi um dos agentes que apoiaram a recolha da documentação necessária à certificação, chamando a atenção «para a omnipresença de referências a S. Tiago nas terras do Minho, com várias capelas consagradas ao santo espalhadas por várias localidades».
Também este sábado, pelas 22h00, na Biblioteca Municipal, o fotógrafo Marc Sarkis Gulbenkian guiará os presentes pela exposição Santo António, de Lisboa e Pádua, uma viagem também acompanhada por um livro, com texto de António Mega Ferreira.