BRAGA

BRAGA -

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva recebe apresentação de ‘A verdade é Filha do Tempo- Sapere Aude’

O escritor Vicente Ferreira apresenta no próximo sábado, pelas 18h30, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), em Braga, a sua mais recente obra: ‘A verdade é Filha do Tempo- Sapere Aude’.

O título deste livro traduz, ipsis verbis, a célebre alegação bradada por Galileu Galilei no tribunal que o condenou. É uma concepção da verdade que ninguém ousa negar, um verdadeiro critério analítico que tudo pode esclarecer. É com esse critério que o autor revisita dois milénios de História Universal, tomando por referência a vida e obra de dois génios do Cristianismo.

Perante a historicidade que ambos demarcam, encontra duas Igrejas Católicas:  uma, autora de uma obra civilizacional grandiosa; outra, pouco católica, pouco apostólica, cheia de contradições e erros históricos, seduzida pelo poder temporal, desde há muito percorrendo caminhos tão inimagináveis como indignos da doutrina de Jesus Cristo.

Olhando para a segunda, conclui que a Igreja Católica Apostólica Romana precisa urgentemente do seu século das luzes, do seu iluminismo cristão. Nesta perspectiva, propõe: Sapere Aude, ou seja, ser sábio.

Vicente Alberto Dias Ferreira nasceu em Braga, no ano de 1954, e ali frequentou os ensinos primário e secundário. Prosseguiu estudos no Instituto Superior de Engenharia do Porto, onde concluiu o curso de Engenheiro Técnico. Profissionalizou-se, como professor de Matemática do ensino secundário, na Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro. Especializou-se em Metodologia e Supervisão da Formação de Professores.

Pela conclusão do Mestrado, em Ciências da Educação, foi bolseiro de mérito do Ministério da Ciência e Ensino Superior. Exerceu funções docentes em Mirandela, S. João da Madeira, Vieira do Minho, Chaves e Braga e de gestão e administração escolar nas Escolas Secundárias Fernão de Magalhães, Dr. António Granjo, D. Maria II e Escola Básica de Lamaçães.

Foi orientador de estágios pedagógicos, membro de comissões pedagógicas de centros de formação contínua, supervisor do GAVE/IAVE do Ministério da Educação e coordenador dos directores de turma, de secretariados de exames e do departamento curricular de Matemática e Ciências Experimenta.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE