No âmbito do programa municipal ‘À Descoberta de Braga’, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva recebe, esta sexta-feira, às 21h30, a sessão de História Local ‘Em busca do som do passado. Para a História dos Sinos em Braga’. A sessão tem como convidada Elisa Lessa, da Universidade do Minho.
Com grande expressão visual e sonora, os sinos em Braga impõem a sua presença nos campanários e torres das igrejas espalhadas por toda a cidade, marcando ritmos individuais e colectivos, tanto no quotidiano como em tempos particulares de festa e ritual.
Contemplando um olhar particular desta marca identitária e figura estética sonora na paisagem da urbe bracarense, esta sessão tem como objectivo uma abordagem sobre os principais templos da cidade com suas torres sineiras e respectivos sinos, patenteando ainda alguns dados da sua história.
Dando sequência a uma exposição realizada sobre a mesma temática, esta iniciativa integra-se no âmbito do projecto ‘O Concelho de Braga e o seu Património Musical’, uma parceria do município e da Associação Cultural Suonart, coordenada cientificamente por Elisa Lessa.
A entrada é livre.