A Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde, acolheu, no passado sábado, o workshop “Entender o Autismo”, uma iniciativa com a qual se pretende «capacitar a comunidade em geral na compreensão e aceitação das características próprias do autismo».
Durante a sessão de abertura, a Vereadora da Cultura, Educação e Acção Social do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, desafiou o público a «conhecer mais sobre os desafios que as pessoas que sofrem desta doença enfrentam no seu dia-a-dia».
A autarca referiu ainda ser «fundamental que este tema continue a ser falado. Esperamos poder continuar a contar com a vossa colaboração e esperamos saber responder cada vez mais e melhor a esta condição que tantas pessoas enfrentam».
O workshop foi ministrado pelo co-fundador da Associação “Vencer Autismo”, Joe Santos, que partilhou com o público as técnicas e as estratégias de intervenção no autismo, contribuindo para o máximo desenvolvimento do potencial da criança/jovem, tendo referido, «não colocamos limites para as possibilidades das crianças com autismo e a recuperação do autismo é possível».
O orador explicou “em detalhe e numa visão 360º”, os desafios associados ao autismo e apresentou soluções para minimizar esses mesmos desafios, as suas possíveis causas e as áreas a dar prioridade no desenvolvimento da criança, de modo a fomentar a sua autonomia.
PROJECTO ENTENDER AUTISMO
O projecto Entender Autismo tem como objectivo «capacitar a comunidade em geral na compreensão e aceitação das características próprias do autismo» e trata-se de uma iniciativa que está a ser desenvolvida nos seis municípios da região do Cávado, financiado pela Fidelidade, através do Prémio Fidelidade Comunidade, e disponibiliza de forma gratuita o acesso a palestras, workshops e mentoria até Fevereiro de 2020.