A organização da XII Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde decidiu prolongar até ao final do presente mês o prazo de inscrição e entrega de projectos das obras a apresentar a concurso.
Sob a direção artística do pintor Luís Coquenão, a Bienal tem como principais objectivos a «promoção e o desenvolvimento artístico dos jovens, assim como a divulgação e valorização o seu trabalho».
CONCURSO E EXPOSIÇÃO
O concurso e a exposição compreenderão as modalidades de cerâmica, desenho, escultura, gravura, pintura, técnica mista, tapeçaria, design, fotografia plástica, vídeo e instalação. Podem participar artistas nacionais e estrangeiros até aos 35 anos, a concluir até 31 de Dezembro de 2022, residentes ou não em Portugal.
Relativamente aos projectos candidatos, a organização comunicará até 15 de Julho a decisão sobre a admissão a concurso, devendo as obras ser entregues até 3 de Setembro.
De acordo com o calendário estipulado para a edição deste ano, a exposição das obras admitidas a concurso irá decorrer de 1 de Outubro a 5 de Novembro.
ENTREGA DE ROJECTOS
A inscrição e entrega dos projectos decorrerá simultaneamente e deverá ser efectuada até 30 de Junho, através do preenchimento da ficha de Inscrição, incluindo uma sinopse da obra e memória descritiva, além da ficha técnica e uma a quatro fotografias do trabalho. Este processo pode ser efectuado através do endereço electrónico bienal@cm-vilaverde.pt, via CTT ou entregue em mão na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela.
PRÉMIOS
Nesta edição, será atribuído o Grande Prémio BIAJ – Bienal Internacional de Arte Jovem, no valor de 3.000 euros, o Prémio Revelação (até aos 20 anos de idade), no valor de 1.500 euros, o segundo Prémio, no valor de 1.500 euros e Menções Honrosas por modalidade.
A Bienal de Arte Jovem é promovida pelo Município de Vila Verde e pela Associação D’Arte, em colaboração com a direção regional do Norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude.