REGIÃO

REGIÃO -

Bienal de Cerveira mostra obra de Jaime Isodoro, ‘o pai das bienais’

A exposição ‘Jaime Isidoro: O pai das bienais’, de registo documental, mas também com obras do autor, foi inaugurada esta quinta-feira na biblioteca municipal de Vila Nova de Cerveira, no âmbito da 23.ª Bienal Internacional de Arte.

Promovida pela Fundação Bienal Internacional de Arte de Cerveira e com curadoria de Helena Mendes Pereira, a mostra prolonga-se até 15 de Setembro.

O catálogo esclarece estar em causa um “registo eminentemente documental” que procura assinalar, de “forma simples e através dos cartazes, fotografias, recortes de imprensa e, ainda, de três obras que marcam as diferentes fases de envolvimento do artista no evento (1978, 1992 e 2007, a sua última presença), o legado de Jaime Isidoro que, carinhosamente, [é apelidado] de ‘pai das bienais’”.

O documento recorda que as Bienais Internacionais de Arte de Cerveira, em 1978, surgem no contexto da acção de divulgador cultural que Jaime Isidoro (1924-2009) abraçou a partir de 1954 com a criação da Galeria Alvarez, no Porto.

As paisagens “do rio Minho a namorar entre as margens de Portugal e Espanha são uma constante em toda a sua pintura e, quando em 2010, se instituiu a Fundação Bienal de Arte de Cerveira, os herdeiros de Jaime Isidoro fazem a doação de um conjunto de obras da autoria do artista, com especial destaque para aquelas que evidenciavam os momentos em que também aqui fez atelier”.

A 23.ª Bienal Internacional de Arte de Cerveira decorre até 30 de Dezembro, com um convite para artistas e pensadores reflectirem sobre a Liberdade e com 56 obras de 12 países em concurso.

“Sob o tema ‘És Livre?’, Cerveira é o palco deste evento dedicado à produção artística contemporânea para apresentar 160 obras, de 120 artistas de 20 países”, descreve a Fundação Bienal de Arte de Cerveira.

No concurso internacional são apresentadas 56 obras e cinco intervenções de 51 artistas de 12 países.

Alemanha, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Itália, Moldávia, Nigéria, Portugal, Turquia são as nacionalidades representadas.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE