A partir desta terça-feira, em Vila Verde, já pode alugar uma bicicleta elétrica para se deslocar pela ciclovia do concelho. Um dos pontos de bicicletas encontra-se perto do parque infantil, junto à Loja de Turismo, onde o serviço foi inaugurado.
O presidente da Junta de Vila Verde e Barbudo, José Faria, parabenizou o executivo camarário anterior, de António Vilela, por ser o “impulsionador”, ao realizar a candidatura, que se completa agora, no mandato de Júlia Fernandes.
A autarca destacou os sete quilómetros de ecovia e os cerca de 39 quilómetros de trilhos presentes no concelho, “um constante investimento no turismo de natureza”. As bicicletas “são para todos”, para uma vida “mais saudável e sustentável”.
A animar o momento, a Trial Bike deixou várias demonstrações, impressionando o público presente.
ALUNOS NA VIAGEM INAUGURAL
Há diversas estações para as bicicletas espalhadas pelo concelho, nomeadamente no posto do turismo, na Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), nas piscinas municipais e na Escola Secundária de Vila Verde.
Os alunos foram os primeiros a testar estas bicicletas, percorrendo todos estes pontos, numa viagem inaugural.
Há duas modalidades para usufruir do serviço. Como “utilizador fidelizado”, que deve inscrever-se no serviço no edifício da Câmara Municipal e, por 20 euros, recebe um cartão que, ao passar no leitor dos pontos de recolha, lhe dá o uso às bicicletas.
Pode, ainda, usar como “utilizador não fidelizado”, registando-se na app, prestando uma caução e usando-a para desbloquear as bicicletas.
Para andar de bicicleta, basta encontrar uma bicicleta com luz verde (sinal que está disponível) em cada doca e usar durante uma hora, o tempo permitido.
Ao terminar, deve deixá-las numa doca para que possam ser recarregadas e usadas pelos outros.