A partir deste mês, a Lactogal paga menos um cêntimo por cada litro de leite que recolhe junto dos seus produtores associados, denuncia o Bloco de Esquerda.
O objectivo da empresa, com sede no Porto, cujo volume de negócios atingiu no ano passado cerca de 940 milhões de euros, “é o reduzir a recolha anual em 60 milhões de litros de leite para alegadamente garantir a valorização máxima do preço do leite”, denunciam os bloquistas.
O “corte no rendimento dos produtores ocorre precisamente quando no mercado europeu tem vindo a verificar-se uma ligeira recuperação de preços, após o desastre da eliminação das quotas leiteiras em 2015”, acrescenta o comunicado do BE, assinado por Pedro Soares (eleito pelo círculo de Braga) e Carlos Matias.
“O preço médio pago aos produtores de leite em Portugal tem sido, desde há anos, dos mais baixos praticados na Europa. As consequências económicas da desvalorização da produção de leite em Portugal têm sido extremamente negativas para os produtores e para as regiões onde estes se inserem”, avança o Bloco, que considera “ injustificável qua a Lactogal imponha a baixa de preços pagos ao produtor e promova o abandono da actividade, acenando com compensações aos produtores que aceitem reduzir ou abandonar totalmente a produção”.
“O Bloco lamenta esta decisão da Lactogal e mostra-se totalmente solidário com os produtores de leite, suas famílias e trabalhadores”, avança o BE, prometendo que “ ará o possível para contrariar este caminho e apoiar os nossos produtores”.
LACTOGAL
A empresa Constituída em 1996 pela fusão da AGROS – União das Cooperativas de Produtores de Leite de Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes, UCRL, a LACTICOOP – União das Cooperativas de Produtores de Leite entre Douro e Mondego, UCRL, e a PROLEITE/MIMOSA S.A.
Actualmente, a Lactogal é uma empresa agro-alimentar portuguesa especializada em laticínios e seus derivados e o seu propósito é produzir e comercializar, nos mercados nacional e internacional, laticínios e outros bens alimentares através das suas marcas.
O grupo Lactogal é formado pelas empresas portuguesas Lactogal Produtos Alimentares, Lacticínios Vigor e Etanor Penha e pela espanhola Leche Celta. O universo de produtos Lactogal tem vindo a crescer, sendo constituído por leite, iogurtes, queijos, manteigas, natas, águas e sumos.
As marcas propriedade da Lactogal são: Agros, Mimosa, Gresso, Adagio, Matinal, Castelões, Castelinhos, Vigor, Pleno, Primor, Serra da Penha, Fresky, Milhafre dos Açores e Serra Dourada.