O Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo, através da Assembleia da República, sobre “a deposição ilegal” de vários tipos de resíduos numa propriedade na União de Freguesias de Gondar e Orbacém, em Caminha.
Na propriedade, referida em diversas denuncias remetidas ao BE, localizada a entre a estrada municipal 526-1 e o caminho da Bouça Nova, junto ao tio de Zebres, estão depositados vários tipos de resíduos, desde entulho de obras, louças de casa de banho, electrodoméstico, placas e restos de madeiras.
“Este atentado ambiental, depositado por dezenas de camiões, segundo a população o entulho está colocado numa ravina muito próxima do ribeiro de Zebres e onde algumas pedras já caíram no caminho”, diz o Bloco, que acrescenta que “o entulho está seguro, provisoriamente, por pequenas árvores, que o sustém e o perigo de derrocada até ao caminho da Bouça Nova e ribeiro de Zebres é eminente”.
O Bloco considera “urgente” identificar a proveniência exacta dos resíduos depositados em local “sem qualquer licença para o efeito, apurar responsabilidades e actuar nos termos da lei”, além da necessidade de proceder “à despoluição do local de forma a possibilitar a plena fruição de um ambiente sadio neste local”.
O grupo parlamentar do BE quer saber se o Governo tem conhecimento da deposição de resíduos e se vai articular com a Câmara Municipal de Caminha para “a remoção imediata” do entulho.