A Câmara Municipal de Vila Verde assinala na próxima quinta-feira, 16 de Dezembro, os 150 anos do nascimento de Álvaro da Costa Machado Vilela, patrono da Biblioteca Municipal e Grande Oficial da antiga Ordem de Benemerência. A efeméride será assinalada com a apresentação pública da edição nº 16 do “Boletim Cultural”, agendada para quinta-feira, às 21h30, na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela.
A presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, encerra a sessão pública, que contará ainda com intervenções de Aurélio Oliveira, coordenador do “Boletim Cultural”, assim como dos autores João Lobo, José da Mota Alves e Manuela Barreto Nunes. O evento marca ainda o encerramento das comemorações do 25º aniversário da Biblioteca.
PROF. MACHADO VILELA
Álvaro da Costa Machado Vilela, Doutor Honoris causa pela Universidade do Rio de Janeiro, é a figura do “Boletim Cultural”. Várias vezes homenageado – nomeadamente pelo Município de Vila Verde, pela Associação Jurídica de Braga e pela Universidade de Coimbra –, nasceu há 150 anos, sendo o filho mais novo de uma família de agricultores da freguesia de Barbudo, no concelho de Vila Verde.
BOLETIM CULTURAL
O “Boletim Cultural” apresenta-se profusamente ilustrado com fotografias e documentos de arquivo. É constituído por quatro artigos que abordam a vida e obra do Professor Machado Vilela a partir de diferentes perspectivas, trazendo informação nova sobre a sua personalidade multifacetada e a actividade cívica desenvolvida na região, no país e no estrangeiro. Aos artigos seguem-se as reproduções facsimiladas de um dos seus mais importantes trabalhos, o parecer “Portugueses no Brasil”, e do discurso de homenagem ao amigo Manuel Monteiro (“Manuel Monteiro: um depoimento”).