VILA VERDE

VILA VERDE -

Boletim Cultural homenageia Álvaro Machado Vilela

Comemoram-se esta sexta-feira, dia 20 de Agosto, 150 anos desde o nascimento de Álvaro Machado Vilela, um dos mais ilustres vilaverdenses, que dá nome à Biblioteca Municipal.

Em celebração do acontecimento, a Câmara Municipal de Vila Verde dedica-lhe a edição anual do “Boletim Cultural”, a publicar em Outubro.

Também em Outubro, a autarquia vai apresentar publicamente a versão integral da sua obra digitalizada e terminará o ano com a realização de uma exposição bio-bibliográfica e um colóquio.

«Filho mais novo de uma família de agricultores da freguesia de Barbudo, no concelho de Vila Verde, Álvaro da Costa Machado Villela é considerado o fundador do Direito Internacional em Portugal», contextualiza a bibliotecária Manuela Barreto Nunes.

Trata-se de uma figura incontornável da História da Universidade de Coimbra, onde leccionou durante 23 anos, e da própria História de Portugal no século XX, tendo sido, entre 1922 e 1937, por nomeação de sucessivos governos, juiz dos Tribunais Mistos do Egipto e, já depois de aposentado, procurador à Câmara Corporativa, onde participou na elaboração de importantes pareceres.

«Nunca esquecendo a região onde nasceu, foi ainda fundador da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde e do seu Hospital e Presidente da Associação Jurídica de Braga, aquando da sua refundação, em 1953, função que, a par da de Provedor da referida Misericórdia, exerceu até ao seu inesperado falecimento, em Outubro de 1956», lembra.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE