A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Verde anunciou, na sua página de “Facebook”, que a partir da meia-noite desta segunda-feira «deixou de ser transmitida qualquer informação de ocorrências à Autoridade Nacional de Protecção Civil».
«Informamos a população que o socorro continuará a ser assegurada com os mesmos níveis de prontidão e profissionalismo, mas articulando-se agora os vários corpos de bombeiros entre si, de resto como sempre o fizeram», assegura.
Segundo a corporação vilaverdense, «estas medidas serão mantidas até o Governo voltar atrás e satisfazer as legítimas reivindicações dos Bombeiros».
A acção de protesto surge depois de o Conselho Nacional da Liga dos Bombeiros ter aprovado, no sábado, uma acção de “boicote” à Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Em causa estão as propostas aprovadas pelo Governo na área da protecção civil, em especial as alterações à lei orgânica da Autoridade Nacional de Emergências e Proteção Civil, futuro nome da actual ANPC.
A Liga Nacional de Bombeiros Portugueses reivindica uma direcção nacional de bombeiros «autónoma, independente e com orçamento próprio», assim como um comando autónomo de bombeiros e o cartão social do bombeiro.