A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Verde elaborou um Plano de Contingência Interno para fazer face à pandemia do novo coronavírus Covid-19.
Este é um plano que «visa assegurar a continuidade dos serviços operacionais prestados às populações e, em simultâneo, salvaguardar sempre e em primeiro lugar a saúde das pessoas, procurando reduzir o risco de contaminação nos locais de trabalho e antecipando as medidas necessárias para manter a presença de todos os operacionais do corpo de bombeiros de Vila Verde».
Nesse sentido, a Associação Humanitária lançou um conjunto de medidas adicionais para que, em comunidade, possa ser mantido o nível de resposta operacional aos vilaverdenses.
- Os contactos presenciais nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde devem ser evitados, privilegiando o contacto telefónico [em caso de emergência 112; outros casos 253 310 390 ou 926 727 299];
- Se, apenas e só por estrita necessidade, se deslocar às instalações dos Bombeiros, deverá tocar primeiro à campainha e aguardar que um dos operacionais se desloque junto do portão, ou deve deslocar-se à secretaria da Associação.
- A entrada nas áreas operacionais carece de autorização prévia e só em situações muito especiais;
- Os portões das garagens estarão sempre fechados, à excepção dos veículos restritos ao corpo de bombeiros;
- Nos casos em que a sirene tocar, reforça-se o apelo de sempre – não se desloque ao quartel.