A Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga conta com um novo veículo para socorro e salvamento no concelho.
Num investimento de 150 mil euros por parte do Município, a nova auto-escada Magirus apresenta dimensões mais reduzidas, garantindo a elevação até 30 metros de altura o que proporciona uma maior acessibilidade em ruas mais estreitas.
Dotado de caixa automática e motor com a potência de 310 cavalos, o equipamento garante uma rápida deslocação para as ocorrências e vem reforçar a capacidade de intervenção da Corporação através deste novo equipamento.
Com um cesto com capacidade para três pessoas e com suporte para um canhão monitor, utilizado em combate a incêndios industriais de grandes dimensões, a auto-escada possui uma maca de resgate que permite efetuar salvamentos em altura de vitimas imobilizadas.
As dimensões do cesto permitem o espaço indispensável ao desenvolvimento de qualquer trabalho com três operacionais em simultâneo.
Para além disso, a escada consegue atingir a altura de 30 metros em apenas 27 segundos e permite efetuar três movimentos distintos em simultâneo, tornando este um recurso fundamental em zonas urbanas com artérias de dimensão reduzida.
A operação é mais fácil devido à apresentação, de forma detalhada, de toda a informação num monitor e possui gerador à tomada de força do motor e equipamento de transmissões TETRA com repetidor, o que torna o veículo polivalente e apto para diversos serviços.