PENSÕES DE REFORMA

PENSÕES DE REFORMA -

Bónus de 200 euros chega hoje a 1 milhão de pensionistas e outro milhão recebe 150 euros

Cerca de 1 milhão de pensionistas recebem hoje um bónus de 200 euros, a que se soma um universo semelhante com 150 euros e 381 mil que recebem 100 euros, segundo dados do Ministério do Trabalho.

O montante do bónus está relacionado com o valor bruto das pensões recebido por cada pensionista, sendo de 200 euros quem tem uma pensão de 509,26 euros; de 150 euros para os que têm reformas entre 509,26 euros e 1.018,52 e de 100 euros para os que recebem entre 1.1018,52 euros e 1.527,78 euros.

O universo total de pensionistas contemplado com este apoio ascende a 2,4 milhões de pensionistas, o que significa que 84% recebe entre 200 e 150 euros.

Em resposta a questões colocadas pela Lusa, fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social detalhou que a repartição deste universo de pensionistas pelos escalões do suplemento extraordinário “indica que mais de 1 milhão de pensionistas irá receber 200 euros”, sendo também os pensionistas abrangidos pelo escalão dos 150 euros em número “ligeiramente superior” a 1 milhão de beneficiários.

“No escalão dos 100 euros estão incluídos cerca de 381 mil pensionistas”, precisou a mesma fonte oficial do ministério tutelado por Rosário Palma Ramalho.

O bónus é pago aos pensionistas da Segurança Social – e o valor chega, neste caso, esta terça-feira à conta bancária – da Caixa Geral de Aposentação (CGA) e também a “outro sistema que está integrado dentro do sistema público, como sejam os bancários”.

Para cálculo e atribuição do bónus são tidas em conta as pensões pagas a cada reformado, somando-se, se for caso disso, o valor de uma pensão própria da Segurança Social com o de uma de sobrevivência da CGA ou vice-versa.

De acordo com os mesmos dados do Mistério do Trabalho, há cerca de 2,1 milhões de pensionistas que recebem pensão pela Segurança Social que vão ser abrangidos pelo bónus extraordinário, a que se somam cerca de 199 mil pensionistas que recebem pensão pela CGA e mais de 91 mil pensionistas que recebem pensões autónomas em cada um dos sistemas (Segurança Social e CGA).

No caso destes 91 mil com reformas processadas por ambos os sistemas, o bónus será dividido e pago por cada uma das entidades responsáveis na proporção do valor da respectiva pensão à data de atribuição do suplemento, ou seja, esta terça-feira, no caso da pensão da Segurança Social, e no dia 18, no caso da CGA.

O custo total desta medida ascende a cerca de 420 milhões de euros sendo o mesmo suportado pelo Orçamento do Estado.

ovilaverdense@gmail.com

Com ECO

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE