O Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura Cinex promove, a 24 de maio, uma tarde dedicada ao cinema no gnration. Em “Falar, ver e falar outra vez” conversa-se sobre o futuro da indústria cinematográfica e Bea Saiáns e Antía Carreira estreiam as curtas-metragens PLUMASS e Pupa, respetivamente. A entrada é livre.
Braga acolhe, este sábado, um dia dedicado ao cinema. Eduardo Brito – curador do programa Cinex – modera, a partir das 15h00, uma conversa entre a académica, crítica e curadora de cinema, Yun-hua Chen; o historiador de arte, especializado nas interações entre o cinema e as artes visuais, Steven Jacobs; e o artista e investigador Fernando José Pereira.
A este momento, segue-se a estreia de duas curtas-metragens encomendadas pela Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura. Ambos os filmes são destinados a maiores de 16 anos e têm entrada livre, sujeita à capacidade do local.
Bea Saiáns traz uma obra documental e experimental, em que mistura artes visuais, dança, música e artes cénicas. “PLUMASS” é intitulado por esta palavra que, em galego e espanhol, se refere a todas as pessoas cuja expressão de género não coincide com o que é considerado “normal”.
Por sua vez, Pupa explora o corpo em pessoas trans e não binárias galegas, presas entre diagnósticos e normas que impõem limites à identidade. Beta é a protagonista do vídeo-ensaio que, através de imagens fantásticas, funde motivos naturais e cirúrgicos, a história retrata o processo de reafirmação de género.
Posteriormente à exibição dos filmes, segue-se uma apresentação de Bea Saiáns e Antía Carreira moderada por João Paulo Macedo – curador do programa Cinex.
Durante o dia é também possível visitar Still Moving Inside Me, uma exposição de Tatiana Macedo. Promovida pelo Cinex – e patente no gnration até 28 de junho – esta instalação vídeo multicanal explora o lugar de fala da imagem desprovida de texto ou narrador, da do espectador provocada entre o movimento e a quietude das ações e dos gestos que atravessam o plano, que desafiam os seus limites ou que neles se definem.
A entrada é gratuita.
ovilaverdense@gmail.com