BRAGA

BRAGA -

Braga acolhe encontro sobre o ‘património sonoro’ da cidade

O Salão Nobre do Edifício dos Congregados recebe, esta sexta-feira, 4 de abril, às 11h00, uma conversa sobre o Património Sonoro da região de Braga. Esta é uma das atividades do programa Novos Ecos de uma Paisagem Sonora, que terá como ex-líbris um concerto, na madrugada do dia de Páscoa, no carrilhão da Sé Catedral de Braga.

A partir do fim de abril, será também oferecida a oportunidade de visitar a histórica fábrica de sinos de Braga ao som de um ciclo de concertos.

«Novos Ecos de uma Paisagem Sonora propõe uma nova forma de encarar os sinos, num cruzamento para o qual também se convocam outros dois ícones da paisagem sonora local: a viola braguesa e o cavaquinho», aponta a organização, em comunicado.

Estas iniciativas têm o apoio da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura, no âmbito do programa Todo-o-Terreno.

A investigadora da Universidade do Minho Elisa Lessa, oradora do encontro, lança uma reflexão em torno deste património sonoro da região.

A sessão conta também com a participação de Carlos Jerónimo (Fundição de Sinos de Braga), Rodrigo Teodoro (Universidade do Minho) e João Dias (Universidade do Minho), que dialogam sobre o legado musical e cultural dos sinos e o seu papel na contemporaneidade.

Ainda, no sábado da Semana Santa, pelas 23h30, tem lugar um espetáculo inédito na Sé Catedral de Braga.

Ainda este mês, nos dias 25 e 26 de abril, às 11h30 e 16h00, o ciclo de concertos integrado no programa Novos Ecos de uma Paisagem Sonora junta professores e alunos da Universidade do Minho com outros músicos da região. A atividade vai repetir-se ao longo deste ano, estando já agendada uma segunda data a 28 junho, sábado, no mesmo horário.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE