BRAGA

BRAGA -

Braga. Agere vê aprovado projeto de 1,5 milhões de euros para produção de biometano suficiente para 11 mil casas

A Agere viu aprovada a candidatura ao PRR – Plano de Recuperação e Resiliência destinada à construção da Central de Produção de Biometano na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Frossos, em Braga. O projeto, que obteve a segunda pontuação mais alta entre os projetos submetidos, será financiado com uma verba de 1.591.202 euros. 

Em comunicado desta quarta-feira, a Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga, EM afirma que “o projeto inovador” visa a produção de biometano a partir do biogás gerado na ETAR (Estação de tratamento de águas) de Frossos, a ser injetado na rede pública de gás natural (RPGN). 

A produção de biogás será realizada através da digestão anaeróbia das lamas do tratamento de águas residuais, aliada à codigestão de resíduos orgânicos. A central de biometano, com uma capacidade instalada de 3,50 MW, será capaz de abastecer o equivalente ao consumo de mais de 11 mil habitações, além de proporcionar “uma significativa redução nas emissões de gases com efeito de estufa (GEE), estimada em 6.010 toneladas de CO2 equivalente por ano”. 

Além disso, o projeto prevê o reforço da central fotovoltaica existente na ETAR, garantindo a sustentabilidade energética do processo e a reformulação da Linha de Lamas para otimizar a produção de biogás e melhorar a qualidade das lamas, permitindo a sua utilização para fins agrícolas. 

Com o início das obras previsto para 2025 e a operação plena a partir de 2026, a Central de Produção de Biometano representa, sublinha a empresa municipal, “um importante passo na transição energética, na promoção da economia circular e no fortalecimento da segurança energética de Braga e do país”. 

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE