BRAGA -

BRAGA - -

Braga apresenta ao público Plano de Mobilidade Urbana Sustentável no Museu D. Diogo de Sousa

No âmbito da participação pública no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Braga, realiza-se no dia 27, pelas 16h00, no Museu D. Diogo de Sousa, o segundo debate aberto ao público.

Para esta iniciativa foram convidados os membros do Grupo de Acção Local para a Mobilidade Urbana Sustentável em Braga e, na ocasião, é apresentado o ponto de situação do plano, bem como o enunciado das grandes opções estratégicas e suas acções.

Na sequência deste debate inicia-se um período de discussão pública, que se prolonga até 31 de Dezembro, destinado a promover a recolha de contributos e sugestões, que irão analisadas com vista à respectiva incorporação no documento.

Para o vereador da Mobilidade, Miguel Bandeira, este tem sido, até à data, “um plano participado onde o município vem auscultando os principais agentes envolvidos nesta matéria”, quer ao nível do Grupo de Acção Local – onde estão representadas as instituições, as entidades e as associações -, como mobilizando, simultaneamente, o executivo municipal e a Comissão de Urbanismo e Planeamento da Assembleia Municipal.

Segundo Miguel Bandeira, este é mais um momento destinado a proporcionar a participação e de debate: “é fundamental que haja um compromisso de todos para a implementação de um novo paradigma de mobilidade. As prioridades de investimento a nível europeu e as candidaturas ao Portugal 2020 encontram-se ancoradas numa estratégia de baixo teor de carbono, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável, e os PMUS são já obrigatórios na maioria dos países europeus”.

Apesar de em Portugal a sua elaboração ser, ainda, facultativa, Miguel Bandeira considera que esta “é uma ferramenta prioritária para o planeamento da mobilidade e para o enquadramento estratégico e concertação dos projectos nessa área e na finalidade das candidaturas vindouras, como modo prioritário de valorização do futuro do nosso território”.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE