O MUZEU – Pensamento e Arte Contemporânea dst, em Braga, recebeu esta sexta-feira a apresentação do livro Fios de Vida e Histórias Costuradas, uma obra que transforma histórias reais de superação e resiliência em narrativas dirigidas ao público infantojuvenil.
Desenvolvido no âmbito dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) Braga I e Braga II, o projeto pretende sensibilizar crianças e jovens para valores como a empatia, a inclusão, o amor e o respeito pela diferença, através de histórias inspiradas em percursos de vida marcados pela capacidade de superar adversidades.
Além do livro, a iniciativa integra uma coleção de bonecos artesanais criados pelos próprios participantes, que dão rosto às personagens das narrativas e reforçam a dimensão educativa e humana do projeto.
A sessão de apresentação contou com a presença da vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal de Braga, Hortense Santos, que destacou o impacto social da iniciativa.
“Este livro é um testemunho de que cada percurso de vida tem valor e merece ser contado. Ao transformar experiências de superação em histórias dirigidas às crianças e aos jovens, estamos a promover uma cultura de empatia, inclusão e respeito pela diferença, contribuindo para uma comunidade mais consciente, solidária e humana”, afirmou.
A apresentação serviu também para assinalar o trabalho desenvolvido pelos CLDS Braga I e Braga II, evidenciando a criatividade, a participação ativa e a partilha de experiências como instrumentos de promoção da inclusão social e da valorização da dignidade humana.
A operação dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social é apoiada pelo Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão (PESSOAS 2030), no âmbito do Portugal 2030 e cofinanciada pela União Europeia.



















