Os primeiros resultados da intervenção arqueológica que está a decorrer no edifício da rua Senhora do Leite, junto à Sé de Braga, são apresentados publicamente na próxima quinta-feira, pelas 17h00, no âmbito de uma mesa redonda subordinada ao tema ‘Oportunidades e Desafios da Arqueologia Urbana’.
Em comunicado desta segunda-feira, o município avança que a iniciativa que se insere no programa da Braga Romana, Reviver Bracara Augusta vai decorrer na Casa do Conhecimento, no Largo do Paço, reunindo especialistas da arqueologia e do património histórico de Portugal e Espanha.
Com entrada gratuita, o evento carece, no entanto, de inscrição obrigatória através do email gab.arqueologia@cm-braga.pt
O evento arranca pelas 17h00, com as presenças do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, e do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro. Segue a apresentação da ‘Intervenção arqueológica no edifício da Rua Nossa Senhora do Leite, nºs 8/10: Resultados’, pela arqueóloga e professora do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Fernanda Puga Magalhães.
De seguida é abordada a temática ‘Tarragona, uma cidade em processo de musealização’, com a presença do arquitecto e professor de Arqueologia na Universidade Rovira, Virgili, Tarragona, Ricardo Mar.
A iniciativa conta ainda com o tema ‘A gestão do Património: os limites para a Arqueologia Urbana’, apresentado pela arquitecta da Xunta de Galicia; Consellería de Cultura, Educación, Formación Profesional e Universidade, Servizo Patrimonio Cultural, Pontevedra, Teresa Nieto.