A Câmara de Braga assinala as Jornadas Europeias do Património, que decorrem entre esta sexta-feira e domingo, com exposições online, um concerto de música erudita, visitas guiadas e livres, oficinas e actividades lúdico-pedagógicas demonstrativas da relação entre ‘Património e Educação’, o tema das jornadas deste ano.
A partir dos arquivos fotográficos do Museu da Imagem revela-se um pouco da história das instituições educativas, dos edifícios, das salas de aula e da comunidade educativa bracarenses. A exposição online acontece na página Facebook do município.
As visitas guiadas a diversos espaços patrimoniais também se incluem no programa proposto. Durante todo esta sexta-feira é possível visitar a Domus da Escola Velha da Sé, a Fonte do Ídolo, as Termas Romanas do Alto da Cividade e os painéis azulejares do Convento do Pópulo. No domingo, é possível perceber como decorria o quotidiano no palácio setecentista dos Biscainhos, com visitas guiadas promovidas pelo Museu dos Biscainhos.
Também no domingo, nos jardins do Museu dos Biscainhos, a Associação Cidade Curiosa dinamiza com todos os interessados jogos de gamão, xadrez e damas, aludindo à importância da dimensão lúdica na vida palaciana.
No sábado, a Igreja de São Paulo, acolha às 21h30, o concerto ‘Revisitar o Barroco – Vivaldi e Telemann’, pela Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho que interpreta obras de referência daqueles compositores barrocos.
Tendo em consideração o cumprimento dos normativos de controlo do covid-19, a participação nas iniciativas é limitada e sujeita a inscrição prévia ou entrada livre mediante as especificações e procedimentos definidos para cada espaço.
Todo o programa das Jornadas Europeias do Património no portal do Município ou através do link https://bit.ly/33PYHdT