MOBILIDADE

MOBILIDADE -

Braga assinala Semana da Mobilidade (e viajar de autocarro só custa um euro)

As viagens em toda a rede dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) vão custar um euro, ida e volta, entre este e o próximo sábado. Esta é uma das medidas da Semana da Mobilidade.

Para assinalar a Semana da Mobilidade, cujo tema central é a ‘Eficiência Energética’, o município preparou um programa de actividades com o objectivo de sensibilizar a população para a adopção de modos alternativos de deslocação.

A Universidade de Fim de Verão, em parceria com a Universidade do Minho, workshops e debates, o passeio nocturno de bicicleta, o policiamento júnior e a inauguração de um parklet junto à EB1 do Fujacal são apenas algumas das acções previstas no programa.

Olga Pereira, vereadora com o pelouro da Mobilidade, destacou ainda o lançamento de um programa de apoio à aquisição de bicicletas.

“Esta é mais uma medida para incentivar a integração e o uso da bicicleta como forma de mobilidade em meio urbano, proporcionando uma deslocação activa para o trabalho ou para a escola”, explicou a vereadora.

Já o presidente da Câmara, Ricardo Rio, lembrou que a mobilidade “é um elemento essencial para garantir a circulação de pessoas”. “Temos procurado assegurar o equilíbrio para as diferentes formas de mobilidade de maneira a que o desenvolvimento da cidade seja o mais harmonioso possível”, referiu.

MAIS VIAS CICLÁVEIS

Por outro lado, acrescentou, a autarquia tem realizado “um grande investimento nos transportes públicos, com uma intensa política de incentivo à utilização dos transportes públicos, qualificando a rede, renovando a frota e alargando circuitos”.

“O mesmo acontece com as bicicletas. Estamos a alargar gradualmente a rede de vias cicláveis na cidade e a criar outros estímulos paralelos à utilização das bicicletas, como é o programa de apoio à aquisição de bicicletas”, frisou.

Ricardo Rio lembrou que a autarquia tem vindo a alargar e a qualificar os espaços pedonais em várias zonas densamente povoadas da cidade, como aconteceu com as intervenções realizadas nas Áreas+, na Avenida António Palha, na Avenida D. João II e, agora, na Avenida da Liberdade. “Estamos a tornar o meio urbano mais amigo das pessoas, mais seguro e mais confortável, removendo barreiras à circulação”, sustentou.

Ricardo Rio destacou ainda o sucesso do projecto ‘School Bus’ que, no próximo ano, irá abranger todos os alunos do concelho e para as 50 entidades que subscreveram o Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga (PMEB), uma iniciativa promovida pelo BCSD Portugal e pela Câmara Municipal de Braga que visa contribuir para uma mobilidade mais sustentável no Concelho.

O programa completo da Semana Europeia da Mobilidade 2023 está disponível AQUI.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE