A Câmara de Braga associou-se ao projecto de integração ‘B!Equal E7G’ numa visita ao armazém do Banco Alimentar de Braga. Trata-se de um projecto integrado no Programa ‘Escolhas’, que visa facilitar a inclusão social das crianças e jovens de etnia cigana e descendentes de imigrantes residentes na praceta Sena de Freitas, no Monte São Gregório e nas zonas envolventes.
O projecto assume como principais objectivos o fomento da inclusão social, a par da promoção da capacitação escolar e profissional destas crianças e jovens, favorecendo a cidadania e incremento da igualdade de género.
Com a visita ao Banco Alimentar de Braga, acompanhada por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal, as crianças e jovens integradas no projecto tiveram a oportunidade de integrar a dinâmica do armazém, ajudando na distribuição de bens alimentares doados a várias famílias e associações.
Com esta visita, os jovens tiveram contacto com uma rede social activa, conhecendo os voluntários, as instituições e os beneficiários dos contributos da sociedade durante as campanhas de recolha de alimentos. Os jovens conheceram uma dinâmica cujos principais motores são a solidariedade, o saber dar e o trabalho em prol da comunidade, contribuindo para que cimentassem a ideia de que esta é uma rede real, não fictícia, não virtual, que assenta na proximidade a quem mais precisa.
“O município de Braga, por via destes projectos impulsiona a criação de políticas favoráveis à cidadania, à inclusão e à integração que só acontecem em comunidade e com acções onde o ‘lado humano’ esteja sempre presente, mostrando que cada pessoa tem um papel a desempenhar”, refere a autarquia em comunicado.