CULTURA

CULTURA -

Braga. Centésima Página apresenta ‘Cartografías da narrativa galega contemporánea’, de Xaquín Nuñez Sabarís esta sexta-feira

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Livraria Centésima Página, no centro de Braga, acolhe esta sexta-feira, às 18h30, a apresentação do livro ‘Cartografías da narrativa galega contemporánea’, de Xaquín Nuñez Sabarís, professor do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho.

A sessão conta com o autor e com Eunice Ribeiro, também do ILCH, podendo ser acompanhada em facebook.com/livrariacentesimapagina. Xaquín Nuñez Sabarís recebeu pelo obra o Prémio Ramón Piñeiro de Ensaio 2019, atribuído pela Secretaria Geral de Política Linguística da Xunta de Galicia, pela Caixa Rural Galega e pela Editorial Galaxia.

A publicação revela de forma inovadora mudanças de repertório na produção literária galega actual, como o thriller jacobeu em Santiago de Compostela, o romance policial em Vigo e a narcoficção nas Rias Baixas.

PUBLICIDADE

O volume analisa o alcance da narrativa galega contemporânea, as dinâmicas de consumo e legitimação cultural e a expansão dos textos literários para outras plataformas, tendo sido adaptados ao cinema ou a redes televisivas internacionais, como os livros ‘Fariña’, de Nacho Carretero, ou ‘Todo é silencio e Vivir sen permiso’, de Manuel Rivas. 

A obra foca ainda, por exemplo, o impacto que as narrativas galega têm na construção dos espaços ficcionais e na identidade da cidade em que decorrem, cativando até curiosos a visitarem esses locais.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS