A Câmara de Braga vai contrair um empréstimo de médio e longo prazo, até ao montante de 15 milhões de euros, com o objectivo de financiar o Plano de Intervenção em Vias Municipais e Iluminação Pública. A proposta é analisada em reunião de Executivo Municipal, esta segunda-feira, no edifício gnration.
O presidente da autarquia, Ricardo Rio, salienta que o plano de investimentos a financiar através de empréstimo compreende intervenções na iluminação pública que poderá significar “uma redução na facturação anual na ordem dos 40%”.
Ao nível das vias municipais, a autarquia prepara-se para intervir em mais de duas dezenas de vias em várias freguesias do concelho.
O autarca considera “fundamental e estratégico” a concretização de alguns projectos de investimento, “no sentido de promover o desenvolvimento territorial sustentado de Braga, assegurando a qualidade de vida, a coesão social e a atractividade económica, respondendo à satisfação das necessidades e expectativas dos habitantes e visitantes, sem comprometer o futuro das gerações vindouras”.
APOIO A FREGUESIAS
Na reunião, o Executivo Municipal vai ainda votar a atribuição de um conjunto de apoios às freguesias. No que se refere aos Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências, será analisada a atribuição de 11 mil euros para a União de Freguesias de Merelim S. Pedro e Frossos, destinada a trabalhos complementares de manutenção do edifício do Jardim de Infância de Frossos, e de 7. 695 euros para a Junta de Freguesia de Palmeira, para o projecto de águas pluviais e pavimentação da rua da Veiga.
Já no que concerne aos apoios directos, o Executivo Municipal irá atribuir um apoio de 123.649 euros à União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro, para apoiar a requalificação do edifício da Junta de Freguesia de Aveleda.
À União de Freguesias de Este serão atribuídos 157.466 euros para a alteração de passeio/travessia na rua das Searas, em Este S. Pedro, enquanto à Junta de Freguesia de Sequeira serão atribuídos 3.993 euros, para a reparação de equipamentos no Polidesportivo da Praceta das Caldas.
Da ordem de trabalhos faz ainda parte a celebração de um contrato interadministrativo de delegação de competência com a Freguesia de Padim da Graça, no âmbito do projecto de atendimento municipal dos espaços cidadão. Para o exercício destas competências, o município propõe a transferência anual de 8.058 euros.
ovilaverdense@gmail.com