CULTURA

CULTURA -

Braga dá o pontapé de saída em 10 dias de cultura com o festival literário Utopia

É já esta sexta-feira, dia 15 de novembro, que arranca, em Braga, a segunda edição do festival literário Utopia. Durante 10 dias, a cidade será palco de conversas, workshops, espetáculos, sessões com escolas e apresentações de livros, entre outros momentos, contando com a participação de mais de 100 convidados nacionais e internacionais.

O momento da sessão inaugural, agendada para as 21h30 desta sexta-feira, no auditório Espaço Vita, ficará marcado pela entrevista a Leïla Slimani e pela atuação do Quarteto de Cordas de Matosinhos, uma iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e do festival LeV – Literatura em Viagem.

Antes, numa vertente mais tecnológica, a partir das 17h00, nos claustros do Espaço Vita, será feita a apresentação da instalação da realidade virtual “VRWandlung”, local onde será possível viver, por alguns momentos, na pele de Gregor Samsa, personagem de “A Metamorfose”, da autoria de Franz Kafka.

Para os entusiastas de gestão, o auditório Espaço Vita vai receber, a partir das 18h30, uma sessão ao vivo do podcast “Investidor Inteligente”, que contará com a participação de Susana Peralta, Emília Vieira,  e Paulo Ferreira (moderação) e que será dedicado a um tema muito actual: “As Mulheres e o Dinheiro”.

FIM DE SEMANA REPLETO

O primeiro sábado do festival conta com várias atividades, destacando-se, por exemplo, a realização ao vivo do podcast “Vale a pena”, em que Mariana Alvim vai entrevistar Miguel Sousa Tavares. Com início marcado para as 15h00, os Claustros do Espaço Vita vão receber a conversa que dará a conhecer o gosto literário dos dois intervenientes, bem como as suas recomendações de leitura.

Mais tarde, a Capela do Espaço Vita acolhe, às 21h00, a apresentação do livro “Obrigado por estarem aqui presentes”, de Augusto Santos Silva. Com a moderação de Claúdio Garrudo e em parceria com a Imprensa Nacional, o autor dará a conhecer os pormenores da sua mais recente obra.

O domingo vai ser um dos principais dias do Utopia, apresentando uma das agendas mais extensas do festival e contando com convidados bem conhecidos do público. Rodrigo Guedes de Carvalho é uma das personalidades presentes: no auditório Espaço Vita, a partir das 15h00, será entrevistado por Maria João Costa, numa conversa que terá como ponto central a vida e trajectória profissional do jornalista e romancista português.

Ao final da tarde, a partir das 18h30, também no auditório do Espaço Vita, o tema “Os homens que odeiam as mulheres” será debatido por Inês Pedrosa e Tatiana Salem Levy. Com a moderação de Luís Ricardo Duarte, as autoras irão explorar, através da sua experiência literária, os preconceitos e os desafios enfrentados pelas mulheres na escrita, convidando o público a dialogar sobre este tema.

O programa completo pode ser consultado AQUI.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE