SEGURANÇA – Braga defende em Veneza a prevenção em alternativa a “politicas securitárias”

SEGURANÇA –
Braga defende em Veneza a prevenção em alternativa a “politicas securitárias”

Braga participou na quarta edição Fórum Internacional de Veneza, onde defendeu politicas de segurança urbana com a tónica na prevenção em alternativa a “politicas securitárias”.

Na cidade italiana, o vereador Miguel Bandeira, em representação da autarquia bracarense, afirmou que, em matéria de segurança urbana, “Braga tem muita coisa a partilhar nesse sentido e que ultrapassa em muito as politicas securitárias, pois é fundamental apostar em politicas de prevenção e segurança dos cidadãos”.

PUBLICIDADE

Lembrando que Portugal é um dos países mais seguros do mundo -o terceiro segundo Índice Global de Paz de 2019-, Bandeira referiu que se Braga é uma “cidade segura” contribui também “o esforço para envolver os cidadãos e de todas as politicas de prevenção, como é o caso no investimento em politicas sociais, na protecção do meio ambiente ou na integração das camadas sociais de risco”.

“Este tipo de politicas significam redução de violência e do crime na nossa cidade”, sublinhou.

No fórum veneziano, Miguel Bandeira abordou ainda os outros riscos para a segurança urbana, nomeadamente os incêndios ou os acidentes rodoviários, fazendo uma abordagem global das políticas de protecção civil e de segurança rodoviária, como é o caso das intervenções em curso na área da mobilidade.

No fórum participaram representantes de 14 cidades de todo o mundo, como Nova Iorque, Moscovo, Linz, Lisboa, Mónaco, Bilbao ou Praga.