O município de Braga aceitou o desafio do município de Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, no Brasil, para participar no projecto de intercâmbio educativo e cultural ‘Escolas que se abraçam’.
Este projecto – dirigido aos alunos do 4.º, 5.º e 6.º anos do ensino básico dos dois países e contou com a participação de cerca de 100 alunos bracarenses dos agrupamentos de Escolas D. Maria II e Sá de Miranda – , tem como um dos grandes objectivos, afirmou esta quinta-feira Carla Sepúlveda na sessão de entrega dos livros ‘Escolas que abraçam’ passa pelo “intercâmbio que permitiu aos alunos estabelecerem contactos com as diferentes comunidades e as suas distintas características, tendo como traço comum a língua portuguesa”.
A vereadora da Educação salientou que Braga está receptiva a projectos que representem uma mais-valia educativa, cultural e social.
“Este projecto visa, particularmente, a troca gratuita de informação e partilha de temas relevantes da actualidade, discutidos e apresentados através do olhar sensível e muito perspicaz das crianças e jovens”, explicou Carla Sepúlveda.
“Acredito que o futuro está também nos intercâmbios entre as gerações mais novas para que os laços se possam estreitar de forma a promovermos o crescimento e desenvolvimento de ambas as culturas. Estou certa de que o melhor espaço para o fazer é a escola, na medida em que estes projectos são exequíveis graças à abertura pedagógica dos professores que se predispõem a envolver os alunos nas actividades que vão surgindo”, afirmou.
Para a autarca, “o estímulo do pensamento crítico é algo que deve permanecer no espaço escola e é a partir de projectos como este que conseguimos ouvir e pensar as diferenças culturais e sociais”, realçando ainda a importância acrescida que projectos como este têm na integração e aceitação de novas culturas.
O livro ‘Escolas que abraçam’ surgiu das várias sessões de partilha entre alunos portugueses e brasileiros. Nesta pequena e significativa obra podem encontrar-se estórias e experiências proferidas por todos os alunos que participaram no projecto.
No decorrer do projecto realizaram-se sessões por videoconferência intituladas de ‘Hora do abraço’ onde foram partilhadas estórias, contos e recontos, vídeos e conversas de partilha de boas práticas.