AMBIENTE

AMBIENTE -

Braga distinguida com Bandeira Verde ECOXXI

A Câmara de Braga foi pela primeira vez distinguido com o galardão Bandeira Verde ECOXXI, figurando assim entre os municípios portugueses com os melhores índices de sustentabilidade com um índice de 80,9 por cento nos indicadores avaliados.

Os resultados da candidatura submetida pela autarquia foram conhecidos esta quarta-feira durante o evento promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) que decorreu online. O município atingiu um índice de 80,9 por cento nos indicadores avaliados, sendo reconhecido como um dos municípios mais sustentáveis do país.

Com a Bandeira Verde ECO XXI, o município bracarense reafirma o compromisso para com a sustentabilidade, “um elemento-chave para garantir a qualidade de vida às populações”.

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, lembrou que “Braga é um concelho que atribui especial relevância à dimensão da sustentabilidade”, destacando os múltiplos projectos e políticas que têm sido desenvolvidas em articulação com os cidadãos e com as instituições.

“Temos projectos no âmbito da descarbonização, de que é exemplo o BUILD, um laboratório para a descarbonização que desenvolvemos em parceria com instituições e ensino e investigação, e projectos no domínio da adaptação às alterações climáticas”, enumerou.

O autarca falou sobre a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Braga, que apresenta várias iniciativas ligadas à eficiência energética e mobilidade sustentável, e abordou o Relatório de Sustentabilidade, que afirma um conjunto de compromissos que o Município de Braga quer valorizar nas suas políticas de concretização da sustentabilidade local.

BANDEIRA VERDE

O galardão Bandeira Verde ECOXXI premeia as boas práticas e políticas de sustentabilidade ambiental dos municípios portugueses, através da avaliação de 21 indicadores e 71 sub-indicadores nas áreas ambiental, social e económica.

Em 2020, o ECOXXI incluiu, pela primeira vez, indicadores específicos no âmbito das Alterações Climáticas e Saúde e Bem-estar.

As candidaturas são pontuadas e somente os municípios que obtêm uma pontuação acima dos 50% é que recebem a Bandeira Verde. As pontuações entre os 40 e 50% dão direito a certificado e abaixo de 40% uma folha de participação.

O índice ECOXXI sintetiza o resultado obtido em cada ano pelos municípios e, para além de uma ferramenta de gestão da sustentabilidade, este programa da ABAE pretende traduzir o caminho a percorrer para atingir a meta dos 100%, ou seja, o percurso da sustentabilidade.

Em 2020 foram apresentadas 62 candidaturas provenientes de todas as regiões do país, sendo 14 delas de novos municípios, face ao ano passado, na rede ECOXXI: Alandroal, Amarante, Beja, Braga, Caminha, Campo Maior, Freixo de Espada a Cinta, Mira, Oeiras, Ourém, Sintra, Torres Novas, Trofa e Vila do Porto.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE