BRAGA –

BRAGA – -

Braga é “extraordinário exemplo” de ligação entre indústria e centros de investigação

O futuro da indústria nacional, as oportunidades de inovação e a captação de investimentos para o Portugal 2030 foram temas em destaque esta terça-feira, em Braga, durante um evento da Fibrenamics, a plataforma internacional da Universidade do Minho (UMinho).

No evento, que decorreu no Altice Forum Braga, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, abordou a relação entre os centros de conhecimento e as empresas do concelho, tendo como ponto de partida a componente da inovação.

“Durante largos anos os centros de produção de conhecimento, como as universidades ou os institutos de investigação, estiveram demasiado afastados do tecido empresarial. Felizmente, nestes anos mais recentes, essas barreiras têm vindo a ser diluídas, fruto de uma colaboração cada vez mais estreita entre esses domínios da nossa sociedade e, nesse campo, Braga é um extraordinário exemplo daquilo que essa colaboração pode potenciar”, referiu o autarca, destacando os projectos desenvolvidos por empresas sediadas no concelho, em parceria com a UMinho e com os institutos de investigação.

Durante a sessão de abertura, Ricardo Rio sublinhou que nos últimos anos, a UMinho e algumas das empresas do tecido económico bracarense, destacando a Bosch Car Multimedia, demonstraram que “numa base de colaboração regular, é possível criar não apenas tecnologia, mas também produtos e serviços que fazem toda a diferença na competitividade de uma empresa”.

Dessa forma, concluiu Rio, com esse e outros projectos que marcam essa relação entre a Universidade e o tecido económico local, “Braga – que até aqui era um concelho marcadamente comercial e virado para os serviços –, tornou-se num dos concelhos mais exportadores do país e onde a indústria de vanguarda, com capacidade de transformar a realidade da nossa sociedade à escala global, está a fazer a diferença”.

FIBRENAMICS

Neste evento, a Fibrenamics apresentou a sua nova plataforma digital e os resultados alcançados pelo projecto ‘Fibrenamics 4.0’. A plataforma assume-se como um espaço de networking e partilha de conhecimento entre especialistas, onde passaram a estar disponível novas ferramentas tecnológicas e um maior número de conteúdos técnicos.

Na iniciativa, a plataforma internacional da UMinho apresentou produtos inovadores de I&D, como produtos para protecção individual criados para o Ministério da Defesa já testados no terreno – com o contingente português no Afeganistão – ou as meias com electroestimulação desenvolvidas a partir de malhas tubulares de compressão, produto vencedor do prémio Inovação da NOS, e que foram utilizadas pela Selecção Nacional de Futebol no último Campeonato do Mundo.

Entre as novidades apresentadas estão também produtos inovadores para a área da alimentação e saúde, como membranas biopoliméricas reforçadas com nanomateriais de base natural para utilização em embalagens alimentares que utilizam materiais biodegradáveis para reduzir o consumo excessivo de plásticos não recicláveis; membranas naturais de nanofibras para tratamento de feridas e queimaduras, com propriedades antibacterianas e antifúngicas capazes de proteger e regenerar a pele ferida e ao mesmo tempo prevenir o ataque bacteriano e fúngico.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE