Braga venceu o prémio europeu de Cidade Inovadora em Ascensão, no valor de meio milhão de euros, tendo superado a concorrência de Linz (Áustria) e Oulu (Finlândia), anunciou esta quarta-feira a organização.
Em causa estão os European Capital of Innovation Awards (iCapital), iniciativa apoiada pela pelo Conselho Europeu de Inovação, cujos resultados foram anunciados durante a Web Summit, que decorre em Lisboa.
O prémio destaca o papel das cidades com 50 mil a 150 mil habitantes no desenvolvimento de ecossistemas de inovação, através da promoção de soluções colaborativas e inclusivas que visam o progresso social e económico.
Ao município vencedor é entregue um prémio de 500 mil euros, enquanto os outros dois finalistas irão receber 50 mil euros cada.
Braga é apresentada como uma cidade que desenvolveu uma “gama de soluções inovadoras”, desde clusters baseados em tecnologia até indústrias culturais e criativas, o que ajudou a estabelecer um “forte ecossistema de inovação com foco na colaboração e na inclusão”.
A organização destaca o papel da empresa municipal InvestBraga e da Startup Braga, o “crescimento de startups e novos negócios” e uma estratégia criada com o “objetivo de posicionar a cidade como líder em inovação e empreendedorismo, ao mesmo tempo que se envolve profundamente com a comunidade local”.