No âmbito da candidatura ao galardão Bandeira Azul, o município de Braga tem submetido o dobro das atividades requeridas pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE). Esta entidade, no processo de candidatura, solicita a submissão de seis atividades, tendo a autarquia submetido, em 2024, um total de 12.
Recentemente a ABAAE tornou pública a avaliação das atividades e neste documento pode ler-se que “o município de Braga realizou, em 2024, um excelente trabalho, uma vez que obteve uma pontuação de 52 pontos em 56 possíveis”.
O vereador do Ambiente da Câmara de Braga, Altino Bessa, salienta a diversidade dos programas de Educação Ambiental promovidos ao longo do ano.
“Orgulhamo-nos do universo tão vasto de atividades pedagógicas que oferecemos e proporcionamos não só à comunidade educativa, mas também, em alguns casos específicos, à população em geral. Não resumimos o nosso trabalho ao mínimo. Esta ambição positiva é o que nos diferencia de outros municípios na vasta oferta de Programas de Educação Ambiental. Os nossos projectos têm a qualidade humana, científica, didática e pedagógica comprovada”, refere o vereador, considerando os programas de Educação Ambiental “fundamentais para promover a conscientização da comunidade em relação aos desafios ambientais do presente e do futuro”.
Segundo o responsável, este destaque por parte da ABBAE é mais uma “motivação para robustecer ainda mais a próxima candidatura que, além das três praias fluviais habituais, contará já com a integração da praia fluvial do Cavadinho que, em breve, estará completamente infraestruturada”.