Braga é uma das quatro cidades que passaram à selecção final de cidades portuguesas candidatas ao título de Capital Europeia da Cultura 2027. O anúncio foi feito esta sexta-feira em conferência de imprensa no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.
A Comissão Europeia estipulou que, em 2027, uma cidade em Portugal e outra na Letónia serão Capital Europeia da Cultura. Foram 12 as cidades portuguesas que em Novembro do ano passado submeteram o seu Dossier de Candidatura: Braga, Aveiro, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Ponta Delgada, Viana do Castelo e Vila Real.
Com o tema “Tempo de Contemplação”, o dossier de candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027 reclama a «urgência de ter tempo para pensar, contemplar o que nos rodeia, para respirar fundo e só depois passar à acção, agindo em sintonia com a arte, com a comunidade, com a natureza, e com a Europa».
«Agora que passámos a fase de pré-selecção, é tempo de seguir o nosso conceito e reflectirmos juntos sobre o que pode ser melhorado nesta proposta. O júri internacional fez um conjunto de recomendações que seguiremos. Mas queremos desde já lançar o apelo à comunidade para continuar a contribuir para este processo, que queremos que se mantenha tão ou mais participado», afirma Cláudia Leite, coordenadora geral da Braga’27.
A decisão das cidades que passaram à selecção final coube a um painel de 12 jurados e foi fundamentada na análise dos Dossiers de Candidatura e nas audiências com as delegações de cada cidade, que tiveram lugar entre os dias 8 e 10 de Março, no CCB.
A delegação de Braga foi constituída por pessoas relacionadas com diferentes fases do processo de candidatura da cidade e de diferentes áreas de conhecimento. Para além de Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, fizeram parte da delegação elementos da equipa técnica de desenvolvimento do Dossier de Candidatura, artistas e personalidades ligadas a entidades culturais, académicas e turísticas da cidade.
Do painel de jurados fazem parte os seguintes especialistas: Suvi Innilä, Else Christensen-Redzepovic e Jorge Cerveira Pinto (nomeados pelo Parlamento Europeu), Marilyn Gaughan Reddan, Goda Giedraityte e Rossella Tarantino (nomeadas pelo Conselho Europeu), Jelle Burggraaff, Beatriz Garcia e Hrvoje Laurenta (nomeados pela Comissão Europeia), Anne Karjalainen (nomeada pelo Comité das Regiões), João Seixas e Suzana Faro (nomeados pelo Ministério da Cultura português).
Braga e as outras cidades seleccionadas terão agora a oportunidade de continuar a trabalhar no seu processo de candidatura e de preparar um segundo dossier com base nas recomendações do júri. Após a entrega do dossier final, terá lugar uma nova audição com o júri internacional e, antes da audição, a visita de representantes do júri às cidades seleccionadas.
Entre o final de 2022 e o início de 2023 será conhecido o nome da cidade portuguesa que irá receber o título de Capital Europeia da Cultura em 2027. O dossier de candidatura de Braga está disponível para download no site do projeto: www.braga27.pt.
MEMBROS QUE CONSTITUÍRAM A DELEGAÇÃO DE BRAGA
• Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga
• Cláudia Leite, Coordenadora Geral Braga’27
• Joana Fernandes, Coordenadora Executiva Braga’27
• Carolina Lapa, Comunicação Braga’27
• Ana Bragança, Consultora programa de mediação Braga’27
• Luís Fernandes, Diretor Artístico do gnration e da Braga Media Arts (Cidade Criativa da UNESCO)
• André Marcos, Membro do Conselho Consultivo Local
• Rita Sampaio, Artista de Música
• Chisoka Simões, Guia Turístico
• Pedro Morgado, Psiquiatra e Vice-Presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho
• Cláudia Cibrão, Assessora e produtora Braga’27