LITERATURA

LITERATURA -

Braga evoca Maria Ondina em colóquio internacional

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

“Cartografia(s) da Memória e das Emoções” é o título do III Colóquio Internacional Maria Ondina Braga, que vai realizar-se sexta-feira e sábado, 12 e 13 de abril, no Museu Nogueira da Silva, em Braga.

Organizado pelo Museu Nogueira da Silva e pelas universidades do Minho e Católica, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e município de Braga, o III Colóquio Internacional Maria Ondina Braga é oportunidade para se reunirem especialistas portugueses e estrangeiros em torno da obra da escritora (falecida em 2003), marcada pelas viagens que realizou pelo Mundo.

Os interessados devem fazer a sua inscrição no Museu Nogueira da Silva, situado na Avenida Central, 61, 4710-228 Braga, através do email sec@mns.uminho.pt ou do contacto telefónico 253 601 275. O valor da inscrição é de 15 euros para o público geral e cinco euros para estudantes.

As cartografias literárias e pessoais de Maria Ondina dão o mote para a iniciativa que vai reunir diversos escritores, poetas, atores, artistas plásticos, académicos literários e outros oradores, entre os quais Lídia Jorge, Pedro Mexia, Mónica Baldaque e António Durães.

PROGRAMA

O congresso arranca pelas 10h00, com os temas “Paisagens olfactivas de Macau e de Braga: reconstrução de memórias, afetos, emoções em Estátua de Sal e Vidas Vencidas”, de Dora Gago e “Emoção e autoficção” de Cândido Oliveira Martins. A moderação está a cargo de António Gonçalves.

Pelas 11h30, Carlos Corais modera a conversa entre Rita Patrício que vai abordar “Janelas Falsas”; Duarte Drummond Braga com “Errâncias inter e intra-coloniais em Eu vim para ver a terra” e Michela Graziani que vai apresentar “Sinto em minha alma ânsias infinitas de criar”. A sensibilidade poética de Maria Ondina Braga.

À tarde, pelas 14h30, o evento conta com as comunicações de Claire Williams “Vidas memorializadas” e Isabel Mateus “Ilhas desconhecidas: memória, sensação e crónica em Maria Ondina Braga”, com moderação de Carlos Mendes de Sousa.

Pelas 16h30, irá realizar uma Mesa-Redonda com o tema Testemunhos, com moderação de Helena Trindade e participações de José António Barreiros, José Miguel Braga, Jorge Ulisses e Adelina Vieira.

No sábado, 13 de abril, a iniciativa abre pelas 09h30, com uma nova Mesa-redonda com Lídia Jorge, Pedro Mexia e Mónica Baldaque e moderação de Isabel Cristina Mateus e Cândido Oliveira Martins. Pelas 11h30, irá decorrer um momento cultural com Luís Pipa a apresentar “Ondina – Composição original” para piano solo e a leitura de textos de António Durães.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.