HABITAÇÃO

HABITAÇÃO -

Braga Habit assinalou 25 anos e quer ter ‘missão mais abrangente e diversificada’

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A empresa municipal BragaHabit comemorou o seu 25º aniversário com uma cerimónia que decorreu no claustro do Espaço Vita. Fundada em 1999, dedica-se à reabilitação do edificado urbano e à gestão dos apoios sociais à habitação.

Durante a comemoração, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, referiu que a Braga Habit tem vindo a ser “muito reforçada” nos seus meios e nos projetos que desenvolve para “dar resposta às necessidades das famílias e das comunidades”, algo que assume “especial importância” face às dificuldades que se vivem no acesso à habitação.

O autarca salientou o papel que o Human Power Hub tem assumido, sendo “claramente catalisador da transformação das respostas sociais”. “Trata-se de um projecto que acarinhamos e que é reconhecido a nível nacional e internacional. Tem como protagonistas instituições tradicionais e empreendedores, dá resposta aos novos desafios da sociedade e permitir à Braga Habit assumir protagonismo nessa área”, disse.

Ricardo Rio elogiou também o reforço dos laços promovido pela empresa com as Associações de Moradores, com resultados “bastantes positivos”: “Estimulámos a criação de mais associações, demos voz às suas ambições na formatação das políticas publicas e, finalmente, apoiamos projectos desenvolvidos pelas mesmas para intervir nas suas comunidades”.

A sessão contou ainda com uma conferência que abordou temas como a construção e reabilitação dos fogos de cariz social, a importância dos programas de apoio habitacional, da Nova Geração de Políticas de Habitação e da Lei de Bases da Habitação, bem como de instrumentos como as Estratégias Locais de Habitação e as Cartas Municipais de Habitação.

Do painel fizeram parte António Gil Leitão, Presidente do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, António Cunha, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Filipa Roseta, Presidente da Associação Portuguesa de Habitação Municipal, e Vasco Freitas, Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O debate foi moderado por Liliana Oliveira, jornalista da Rádio Universitária do Minho.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.