A Câmara de Braga inaugurou, esta quarta-feira, as obras da segunda fase de regularização e renaturalização do rio Este, na zona da lagoa do parque desportivo da Rodovia. A intervenção vai continuar num novo troço e foi considerada como um “exemplo” pela ministra do Ambiente.
Em comunicado, a autarquia refere que “esta intervenção teve um custo total de cerca de 650 mil euros e contou com um financiamento de 450 mil euros da Agência Portuguesa do Ambiente (APA)”.
“A obra contemplou a retirada do betão, a renaturalização das margens, a introdução de uma rampa de acesso à lagoa e a colocação de bancos de jardim. Recorde-se que a primeira fase do plano de renaturalização iniciou-se em 2014, entre o hotel Meliã e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL)”, diz o município.
A terceira fase da renaturalização, entre a zona da lagoa e a Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires, “está já prevista e contará com um financiamento de 700 mil euros da APA – a obra terá um valor global de aproximadamente 1 milhão de euros”. O início das obras deverá, de acordo com a autarquia, “acontecer em março deste ano, prolongando-se até outubro”.
“Nestas três fases de renaturalização do rio Este, o município investirá cerca de 1 milhão de euros, sendo que o financiamento da APA ascende a 1,6 milhões de euros”, explica a Câmara de Braga.
A intervenção inaugurada esta quarta-feira foi elogiada pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, que esteve no local para constatar uma obra que constitui um “exemplo a nível nacional”.