CULTURA

CULTURA -

Braga institui Prémio de Poesia José Manuel Mendes

A Câmara de Braga vai instituir o Prémio de Poesia José Manuel Mendes. A iniciativa, cuja proposta será analisada esta quarta-feira em sede de reunião de executivo, pretende homenagear José Manuel Mendes, “distinta personalidade da cultura literária nacional, ligada desde tenra idade ao Concelho de Braga e que em muito tem contribuído para a divulgação de novos nomes da escrita literária em Portugal”.

“Este galardão visa não só perpetuar o legado deste autor, mas também incentivar a criação poética contemporânea, promovendo novos talentos e consolidando a importância da poesia na formação cultural e humanística da nossa sociedade. Almeja, ainda, reconhecer a necessidade de valorizar a arte poética como um pilar fundamental da nossa identidade cultural, bracarense e portuguesa”, refere a autarquia.

Para a Câmara de Braga, “a crescente valorização da literatura e das artes, aliada à necessidade de apoiar e incentivar a criação artística, faz deste prémio uma resposta adequada e relevante”. “Além disso, ao celebrar a figura de José Manuel Mendes, o município estará a reavivar o interesse pela sua obra, promovendo estudos e análises que contribuirão para a perpetuação do seu legado literário”, assinala.

José Manuel Mendes é cofundador e presidente da Associação Portuguesa de Escritores, membro do Conselho Cultural e do Conselho Geral da Fundação Carlos Lloyd Braga da Universidade do Minho e membro do Conselho Diretivo da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, desde 2004.

Distinguido a nível nacional com a Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique por outorga do Presidente da República Jorge Sampaio (2006), é ainda Grande Oficial da Ordem de Mérito, condecoração concedida pelo Presidente da República Mário Soares (1995), tendo também recebido a medalha de Mérito Cultural atribuída pelo Ministro Pedro Roseta (2004).

Tem sido distinguido por várias instituições, nomeadamente com a Medalha de Mérito Grau Ouro pelo Município de Braga. Coordenou durante vários anos a organização da Feira do Livro de Braga. É coautor do hino da Universidade do Minho, com música composta pelo Maestro Fernando C. Lapa, composição poética intitulada “Estes anos são viagem”.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE