A Câmara de Braga vai instituir o Prémio de Poesia José Manuel Mendes. A iniciativa, cuja proposta será analisada esta quarta-feira em sede de reunião de executivo, pretende homenagear José Manuel Mendes, “distinta personalidade da cultura literária nacional, ligada desde tenra idade ao Concelho de Braga e que em muito tem contribuído para a divulgação de novos nomes da escrita literária em Portugal”.
“Este galardão visa não só perpetuar o legado deste autor, mas também incentivar a criação poética contemporânea, promovendo novos talentos e consolidando a importância da poesia na formação cultural e humanística da nossa sociedade. Almeja, ainda, reconhecer a necessidade de valorizar a arte poética como um pilar fundamental da nossa identidade cultural, bracarense e portuguesa”, refere a autarquia.
Para a Câmara de Braga, “a crescente valorização da literatura e das artes, aliada à necessidade de apoiar e incentivar a criação artística, faz deste prémio uma resposta adequada e relevante”. “Além disso, ao celebrar a figura de José Manuel Mendes, o município estará a reavivar o interesse pela sua obra, promovendo estudos e análises que contribuirão para a perpetuação do seu legado literário”, assinala.
José Manuel Mendes é cofundador e presidente da Associação Portuguesa de Escritores, membro do Conselho Cultural e do Conselho Geral da Fundação Carlos Lloyd Braga da Universidade do Minho e membro do Conselho Diretivo da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, desde 2004.
Distinguido a nível nacional com a Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique por outorga do Presidente da República Jorge Sampaio (2006), é ainda Grande Oficial da Ordem de Mérito, condecoração concedida pelo Presidente da República Mário Soares (1995), tendo também recebido a medalha de Mérito Cultural atribuída pelo Ministro Pedro Roseta (2004).
Tem sido distinguido por várias instituições, nomeadamente com a Medalha de Mérito Grau Ouro pelo Município de Braga. Coordenou durante vários anos a organização da Feira do Livro de Braga. É coautor do hino da Universidade do Minho, com música composta pelo Maestro Fernando C. Lapa, composição poética intitulada “Estes anos são viagem”.