OBRAS

OBRAS -

Braga investe 2,5 milhões na substituição de iluminação convencional por LED

A Câmara de Braga vai discutir a votar, na próxima reunião de executivo, marcada para segunda-feira, uma proposta de empreitada de promoção da eficiência energética na iluminação pública no concelho, que prevê a substituição de iluminação convencional por LED.

Com um preço contratual estimado de cerca de 2,5 milhões de euros, o concurso engloba nove lotes para instalação de equipamento de iluminação exterior. O prazo máximo de execução de cada empreitada é de 65 dias.

“A iluminação pública é o principal fator de encargos municipais com a energia. A integração da tecnologia LED nos equipamentos de iluminação pública tem vindo a permitir a substituição de equipamentos convencionais (com lâmpadas de vapor de sódio) por luminárias LED que permitem economias na ordem dos 60%”, refere o município.

Segundo a Câmara de Braga, “estes equipamentos têm vindo a ser substituídos gradualmente quer pela entidade concessionária da rede de iluminação pública no concelho (E-Redes), quer pelo município”.

“Atualmente, no parque de iluminação pública de Braga, do total de 37.331 luminárias instaladas, cerca de 18.441 ainda têm lâmpadas VSAP (vapor de sódio a alta pressão) com uma potência unitária de 150W”, acrescenta.

Para a autarquia, “a substituição da iluminação existente para tecnologia LED, embora represente custos no imediato, permite obter um retorno financeiro atrativo num período de tempo inferior a dez anos devido ao menor consumo energético”.

“Estando a iluminação pública muito ligada à sensação de segurança das pessoas, a ação do município vai no sentido de procurar equipamentos mais eficientes, que proporcionem as mesmas condições de funcionamento mas com menores consumos”, garante a Câmara de Braga.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE