COOPERAÇÃO

COOPERAÇÃO -

Braga junta-se a Cartago e Santa Fe em projecto para Inclusão Digital e Desenvolvimento de Talento Inteligente

A Câmara de Braga, juntamente com o Instituto Tecnológico da Costa Rica, com sede na cidade de Cartago, e Santa Fe, na Argentina, promoveu a apresentação do projecto ‘Cidadania Digital para o Talento Inteligente’.  Tem como objectivo capacitar as comunidades mais vulneráveis através da alfabetização digital e da promoção do talento inteligente, criando oportunidades de emprego e desenvolvimento pessoal.

Durante a sessão, foi apresentado o Modelo de Alfabetização Digital e o seu impacto nas comunidades vulneráveis, destacando-se a necessidade de promover a inclusão digital como ferramenta essencial para o desenvolvimento económico e social. Este é um projecto financiado pela União Europeia, através do Fundo de Cooperação Triangular União Europeia – Costa Rica – América Latina e Caribe de ADELANTE 2.

O evento de lançamento, realizado por videoconferência, contou com a participação de Ricardo Rio, presidente da Câmara M de Braga, Juan Pablo Poletti, presidente da Câmara de Santa Fe, e José León Salazar, vice-reitor do Instituto Tecnológico da Costa Rica. Participou também Christine Follana, da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e representante do Comité Técnico do Fundo. Além disso, contou também com a participação de diversos parceiros locais dos três países, que serão convidados a participar nas iniciativas e projectos que serão realizados ao longo de 2025.

Ricardo Rio destacou a relevância do projecto, referindo que “Braga assume um papel de liderança na inovação e inclusão digital, criando oportunidades concretas para as comunidades mais vulneráveis”.

Segundo o autarca, a cooperação internacional “é essencial para desenvolver soluções eficazes e sustentáveis para os desafios sociais que enfrentamos actualmente, sendo este projecto uma demonstração de como podemos transformar a tecnologia numa ferramenta de inclusão social, garantindo que todos, independentemente da sua condição, tenham acesso a oportunidades”.

Juan Pablo Poletti destacou a importância das novas tecnologias no dia-a-dia, afirmando que “exige adquirir novos conhecimentos e competências que nos ofereçam melhores oportunidades para avançar e potenciar as nossas capacidades”.

Além disso, o presidente da Câmara de Santa Fe, destacou a importância que este projecto tem para a sua cidade, afirmando que a mesma “projecta-se como uma cidade que não só adopta tecnologias, mas que as coloca ao serviço do talento das suas pessoas, impactando desde pessoas que aprendem a gerir os seus trâmites online, acedendo a serviços essenciais com maior facilidade, até empreendedores que encontrem novas ferramentas para potenciar os seus negócios”.

José León Salazar salientou que na Costa Rica, “milhares de pessoas precisam de levar alimentos para as suas famílias e não encontram trabalho devido à sua baixa escolaridade. Com este projecto, essas pessoas poderão aprender a usar as tecnologias digitais para resolver as suas necessidades quotidianas e imediatas, e ao mesmo tempo lançar bases para continuar a prepará-las para uma maior empregabilidade através do conceito de talento inteligente. Acreditamos firmemente que a tecnologia deve estar ao alcance de todas as pessoas e ser um instrumento de mobilidade social. Por isso, agrada-nos que o Instituto Tecnológico da Costa Rica faça parte desta iniciativa, na qual instituições de Portugal, Argentina e Costa Rica unem conhecimento, esforço e experiência para abrir oportunidades às populações vulneráveis”.

A sessão contou também com a participação de Paola Vega Castillo, do Instituto Tecnológico da Costa Rica, que apresentou o projecto de cooperação, bem como Lucila Garcia, da Agência de Cooperação, Investimentos e Comércio Exterior de Santa Fe, e Nuno Gouveia, do município de Braga.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE