O Município de Braga reforça a campanha de troca de lâmpadas antigas por lâmpadas LED. Na compra de novas lâmpadas LED, a autarquia irá comparticipar financeiramente em 50% o valor total das despesas por parte dos munícipes.
Para tal, é obrigatório a entrega das lâmpadas antigas, na mesma quantidade, no edifício da Protecção Civil (antigo quartel dos Bombeiros Sapadores).
O apoio terá o limite de 50 euros por agregado, sendo este o valor máximo que o Município se disponibiliza a entregar, independentemente do valor que venha a ser eventualmente gasto acima deste limite. Podem beneficiar deste apoio os residentes em Braga e a compra das lâmpadas LED tem de ser efectuada em estabelecimentos comerciais do Concelho.
O programa irá manter-se até final do presente ano ou até que se esgote a verba definida para este efeito (50 mil euros).
«As lâmpadas de LED são mais eficientes do que as tradicionais fluorescentes e incandescentes», recorda o município.
«Assim, optando por LED, é possível economizar na conta de luz e ainda manter hábitos mais sustentáveis. Além disso, as LED têm um maior tempo de vida – em média, 50 mil horas (o que responde a mais de dois mil dias), enquanto as incandescentes duram, no máximo, cerca de um ano», assinala.
«Apesar das LED permitirem, ao longo do seu tempo de vida, uma poupança estimada de cerca de 80% em relação às lâmpadas tradicionais/incandescentes, o investimento inicial poderá ser maior, motivo pelo qual o Município lançou este apoio», realça.
O apoio é atribuído directamente aos beneficiários por transferência bancária.
ovilaverdense@gmail.com