Braga foi o concelho do país que mais autorizou novos licenciamentos para construção de edifícios de habitação durante o ano de 2022, com um total de 554 edifícios novos licenciados, de acordo com dados fornecidos pela Pordata.
Em comunicado, a Câmara refere que, “numa altura em que Portugal enfrenta uma crise sem precedentes no acesso à habitação, Braga toma a dianteira no sentido de aumentar a oferta no seu parque habitacional, criando condições para o sector privado desenvolver novas soluções residenciais”.
“Este é um marco significativo para Braga e um reflexo do trabalho que temos desenvolvidos com o objectivo de fornecer soluções habitacionais adequadas para todos os bracarenses. A liderança de Braga neste ranking reforça a nossa estratégia de desenvolvimento urbano equilibrado e a nossa atenção às necessidades habitacionais da população”, refere o vereador do Urbanismo e da Habitação.
João Rodrigues destaca que os “esforços contínuos” para fomentar o desenvolvimento responsável e a qualidade de vida dos habitantes são demonstráveis através destes números.
“Ao lado dos nossos projectos de apoio aos sectores da população mais desfavorecidos, seja através do apoio à renda ou à criação de novos projectos de habitação acessível, temos procurado promover um ambiente favorável ao crescimento económico e a um maior dinamismo na oferta habitacional”, afirmou.
O vereador garantiu ainda que os licenciamentos de novos edifícios de habitação em Braga têm sido conduzidos através de uma “abordagem meticulosa, estando os projectos alinhados com as directrizes urbanísticas e as necessidades da comunidade”.
“O foco na diversidade de habitações, desde unidades familiares a apartamentos modernos, reflecte o compromisso do Município em abordar as diferentes necessidades da população”, sublinhou.
João Rodrigues acredita que a cidade vai manter a sua posição de liderança na concessão de licenças para edifícios de habitação durante este ano.
“Permanecemos dedicados a proporcionar um ambiente acolhedor e dinâmico para os residentes e isso só é possível se a oferta habitacional continuar a aumentar. Braga tem crescido nos últimos anos e é fundamental que se criem condições para que este crescimento seja sustentado, através da disponibilização de boas condições para esse efeito”, concluiu o vereador da Câmara Municipal de Braga.