Com a nova linha de alta velocidade Porto-Lisboa vai ser possível fazer a viagem entre Braga e Lisboa em cerca de duas horas.
«Braga ficará a duas horas (de Lisboa)» garantiu Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruras e da Habitação, durante apresentação do projecto.
Este plano contempla ainda a construção de duas novas estações no Minho – em Braga e Valença, sendo que esta obra será feita em duas fases e, a partir de 2026, vai ser iniciada a construção da linha de alta velocidade entre Braga e Valença, mas também entre o Porto e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Esta primeira fase da obra deverá terminar em 2030.
Por sua vez, em 2030, vai iniciar-se a empreitada para construir a linha entre o aeroporto e a nova estação de Braga. Contudo, como informou Carlos Fernandes, do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal (IP), o avanço das obras será decidido em articulação com Madrid.
«Só poderemos começar a construir quando Espanha começar a construir», ressalvou Carlos Fernandes, acrescentando que a nova linha de alta velocidade terá via dupla e ligará o Porto e Lisboa numa hora e 15 minutos
«Esta linha estará totalmente integrada com o resto da rede ferroviária nacional. As cidades (do Porto e de Lisboa) serão servidas nas estações centrais», destacou Carlos Fernandes, da IP.
A construção está dividida em três fases, estando a primeira, o troço entre Porto e Soure, prevista concluir até 2028.
Neste que é, segundo o responsável, «o troço mais congestionado da Linha do Norte», o tempo de percurso estimado será de uma hora e 59 minutos.