BRAGA -

BRAGA - -

Braga na frente do país na concretização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Com 69,1%, Braga está acima da taxa de execução de Portugal (62,6%) dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030. Esta a conclusão do Índice de Sustentabilidade Municipal, uma ferramenta que reflecte o nível de concretização da sustentabilidade da autarquia.

Realizado pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP-Local) da Universidade Católica, o estudo mostra que o concelho bracarense está ainda à frente da região Norte (61,9%), da região do Cávado (65,5%) e dos concelhos de alta densidade (63,1%).

O índice mostra que nas áreas da saúde, educação, eficácia no uso de recursos hídricos para fins domésticos e tratamento de águas, Braga destaca-se pela positiva. Já recolha selectiva de lixo e na reciclagem (só 21% da população do concelho recicla) os indicadores não são os melhores.

Comentando estes números, Ricardo Rio, afirmou, esta quinta-feira na apresentação do Índice, que Braga está na “linha da frente” na concretização dos ODS em Portugal “aproximando-se muito das metas das Nações Unidas”.

“Com estes resultados, o concelho posiciona-se, estrategicamente como um agente activo na construção de políticas sustentáveis e alinha a sua estratégia aos 17 objectivos do desenvolvimento Sustentável constituídos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas”, sublinhou o presidente da autarquia.

Referindo que os indicadores agora tornados públicos permitem perceber se a actuação municipal está no “caminho certo e quais as áreas a melhorar”, Rio adiantou que o município vai trabalhar, em colaboração com os parceiros, “no sentido de ajustarmos a nossa actuação”.

O Índice de Sustentabilidade Municipal decorre em parceria com 22 municípios, medindo a concretização, a nível local, dos ODS.

O Índice de Sustentabilidade CESOP-Local procura reflectir o nível de concretização da sustentabilidade de cada município do país. É composto por indicadores e objectivos que traduzem os 17 objectivos e as 169 metas constantes da Agenda 2030.

ODS

Os ODS e a Agenda 2030, adoptados pela quase totalidade dos países do mundo, no contexto das Nações Unidas, definem as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procuram mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objectivos e metas comuns. São 17 ODS, em áreas que afectam a qualidade de vida de todos os cidadãos do mundo e daqueles que ainda estão para vir.

Podem-se identificar grandes áreas gerais: Pessoas- referentes à erradicação da pobreza e fome, da promoção da dignidade e da igualdade; Planeta – incidindo sobre o consumo e produção sustentáveis, o combate à mudança climática e à gestão dos recursos naturais; Prosperidade – no que diz respeito à realização pessoal, ao progresso económico e social; Paz – sociedades pacíficas, justas e inclusivas, livres do medo e da violência e Parcerias – relativamente à integração transversal, à interconexão e à mobilização conjunta em prol dos mais vulneráveis.

O relatório do índice de Sustentabilidade Municipal de Braga em 2019 está disponível para consulta AQUI.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE