BRAGA

BRAGA -

Braga na nova direcção da Associação de Turismo do Porto e Norte em “tempos desafiantes”

Ricardo Rio integra a nova direcção da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP) que tomou esta quinta-feira posse sob a presidência de Luís Pedro Martins. Com a presença nesta agência regional, o presidente da Câmara Municipal de Braga assume um papel na promoção da região Norte junto dos diversos mercados internacionais.

Luís Pedro Martins passa a acumular este cargo com o de presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP), concretizando-se, desta forma, a intenção de unificar as lideranças das duas organizações de turismo da região Norte, de forma a definir e implementar uma estratégia comum de promoção do destino nos vários mercados emissores.

“Vivemos tempos desafiantes para um sector vital da nossa economia como é o caso do Turismo e acredito que só conseguiremos ultrapassar esta crise se toda a região estiver unida e coordenada na promoção do nosso território”, afirmou Ricardo Rio, sublinhando que a junção da liderança das duas entidades de turismo “é um momento histórico e passo determinante para uma promoção estratégica integrada para o desenvolvimento turístico do Norte de Portugal”.

HISTÓRIA DE UMA UNIÃO

Ricardo Rio lembrou que Braga sempre defendeu esta articulação entre as duas entidades e, desde o início, foi parte integrante neste processo de aproximação que começou em Março de 2019, após uma primeira reflexão entre o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e Luís Pedro Martins, na altura presidente da TPNP.

O passo decisivo acontece em Maio de 2019, quando a Assembleia Geral da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal aprovou, por unanimidade, a proposta do então presidente com vista à participação da TPNP, enquanto associada, na ATP, reatando uma relação institucional entre ambas as instituições.

Depois do acto eleitoral do passado dia 17 de Setembro, em que a lista que encabeçou mereceu 98,5% dos votos, Luís Pedro Martins mostrou-se “honrado” com a escolha e garantiu que agora há condições para desenhar uma marca de destino única e o respectivo plano de marketing alinhado com a estratégia de desenvolvimento turístico do destino.

“No domínio prático, com a integração funcional entre as equipas de marketing e comunicação, acolhimento e comercialização e promoção turística, teremos uma marca oficial de turismo capaz de responder às necessidades e desafios dos negócios do turismo e às necessidades do crescimento sustentável dos territórios”, explicou.

Recorde-se que ainda antes das eleições, ATP e TPNP assinaram um memorando de entendimento, onde se pode ler que “será profícuo para ambas a promoção e o reforço da cooperação recíproca das partes, assim assegurando que partilham da mesma visão estratégica para o desenvolvimento turístico do Porto e Norte de Portugal e permitindo a exploração e a exponenciação das sinergias daí potencialmente resultantes”.

Tendo em vista cumprir estes propósitos, a ATP alterou os seus estatutos, modificando, nomeadamente, a natureza, composição e designação dos seus órgãos sociais, permitindo a intervenção da TPNP no Conselho Estratégico e na direcção da ATP.

Para que fosse possível atingir este objectivo, em muito contribuiu o clima de cooperação existente ao longo do último ano e meio entre a TPNP e a ATP, até aqui liderada pelo vereador do município do Porto, Ricardo Valente, o que levou a que, mesmo antes de avançar para uma junção, já tenha sido possível fazer uma série de iniciativas conjuntas, destacando-se a campanha ‘O Norte é Lá em Cima’.

Até à data, a TPNP estava responsável pela promoção junto do mercado nacional e o mercado internacional de proximidade (regiões autónomas espanholas da Galiza e de Castela e Leão), enquanto a ATP fazia toda a restante promoção externa do território.

Além de Ricardo Rio, a direcção que esta quinta-feira tomou posse é composta pelo representante da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, pelo representante da Câmara Municipal do Porto, Ricardo Valente, pelo representante da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho, a Ana Aeroportos, representada por Fernando Vieira, a Fundação Serralves, por Ana Pinho, entre outros representantes de classes sectoriais da hotelaria, turismo e restauração.

Pela primeira vez na história da ATP, todas as 10 empresas eleitas pelos pares como ‘Representantes de Classe’ integram os órgãos sociais neste mandato.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE