A Agere- Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga propôs, para este ano de 2022, a manutenção das tarifas e preços dos serviços de água, saneamento e resíduos no Concelho para todos os utilizadores, domésticos e não-domésticos.
A proposta de manutenção das tarifas e preços dos serviços de água, saneamento e resíduos para todos os utilizadores, domésticos e não-domésticos apresentada pela Agere- Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga foi aprovada em reunião de Executivo
Segundo a autarquia, esta medida “traduz-se numa consolidação da evolução do referido tarifário, reflectindo um ganho real nas facturas” e para 2022, com “a conjuntura actual a provocar um crescimento acelerado da inflação, apontando para que a estimativa da taxa anual média prevista de 1,7% seja largamente ultrapassada, o referido ganho real verifica-se pelo sétimo ano consecutivo”.
“Resultado dos ganhos de eficiência dos últimos anos, a empresa municipal procura reduzir a diferença entre os preços reais do custo destes serviços e os valores que são cobrados aos consumidores, não pondo em causa os investimentos realizados e os que estão por realizar em infra-estruturas e sua conservação, manutenção e substituição, e não descurando o objectivo de incentivar um uso racional e moderado da água, um bem tão precioso na defesa do ambiente”, refere a proposta da empresa municipal.
A Agere recorda que, em termos históricos, que com este executivo,” tinha sido já aprovado o alargamento da tarifa familiar da água a todos os agregados com quatro ou mais pessoas, medida que representou uma redução de 40 por cento no valor final da parcela da água”.
Também a tarifa social sofreu alterações com o alargamento da base dos que podem aceder a esta tarifa. Verificou-se ainda a redução de 12,5% para IPSS’s, e as juntas de freguesia passaram também a beneficiar de uma redução de 20% em factura nos custos da Agere.
Já as associações desportivas, com a reformulação dos escalões, tiveram uma redução do tarifário do serviço de água de cerca de 7%, em termos médios.
LEGENDA: Manutenção das tarifas chega também aos utilizadores não-domésticos