Jaime Faria e Henrique Rocha integram o elenco da sexta edição do Braga Open, ATP Challenger 75 que a Federação Portuguesa de Ténis e o Clube de Ténis de Braga organizam pela sexta vez — entre 29 de setembro e 06 de outubro — com o apoio do Município de Braga.
Os dois jovens portugueses que mais lugares têm ganho na hierarquia mundial masculina (são, respetivamente, 163.º e 168.º no ranking ATP) desde o início do ano foram os únicos a obter entrada direta no quadro principal. Mas nos próximos dias receberão a companhia dos compatriotas que venham a ser eleitos para os três wild cards à disposição da organização.
A lista de inscritos no Braga Open 2024 conta com um top 100: o argentino Thiago Agustin Tirante, 99.º do ranking profissional e ex-número um mundial de juniores. Francesco Passaro (107.º) ocupa o segundo lugar na lista de cabeças de série provisórios, mas o maior destaque recai nas presenças de Albert Ramos-Vinolas e Cristian Garín.
Ramos-Vinolas é o jogador com melhor currículo entre o elenco: o espanhol de 36 anos está no 133.º lugar da hierarquia, mas chegou a ser 17.º e tem quatro títulos ATP no currículo, com destaque para o Millennium Estoril Open de 2021, aos quais junta outras oito finais ao mais alto nível — a maior delas no ATP Masters 1000 de Monte-Carlo em 2017.
Garín também já fez parte do top 20 mundial (tal como o espanhol chegou ao 17.º posto) e venceu cinco das seis finais ATP que disputou, a mais importante no ATP 500 do Rio de Janeiro em 2020. O chileno de 28 anos está atualmente no 119.º lugar do ranking.
O campeão em título, Oriol Roca Batalla (161.º), também tem viagem marcada para Braga na próxima semana, bem como Adrian Andreev (o mais recente campeão de torneios Challenger em Portugal, na CT Porto Cup).