BRAGA - Braga passa a integrar Circuitos Ciência Viva

BRAGA -
Braga passa a integrar Circuitos Ciência Viva

Braga já figura no mapa do turismo científico. A integração no projecto ‘Circuitos Ciência Viva’ foi formalizada esta terça-feira, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo, da presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas, e de vários parceiros locais e regionais.

O projecto ‘Circuitos Ciência Viva’ foi lançado em Fevereiro de 2017 com o objectivo de tornar mais visível a Rede Nacional de Centros Ciência Viva, ligando-a a um ambicioso projecto de turismo do conhecimento. O conceito é dinâmico e evolui pela inclusão de novos percursos e de Centros Ciência Viva, como é o caso de Braga, com a integração do Planetário – Casa da Ciência de Braga, em Gualter, na rede de Centros Ciência Viva.

A partir do Planetário, um projecto concretizado no âmbito do Orçamento Participativo do Município de Braga, os visitantes são desafiados a conhecer a realidade local, o seu património cultural e patrimonial.

PUBLICIDADE

A par de Braga, a nova edição do Guia dos Circuitos Ciência Viva apresenta como novidade duas parcerias de âmbito nacional com as unidades hoteleiras da Fundação Inatel e da Movijovem, cujos protocolos foram assinados esta também esta terça-feira.

Os Circuitos Ciência Viva possuem um kit de explorador que é composto por um cartão, um guia impresso, um site e uma APP, com um total de 18 circuitos, 54 percursos e mais de 200 etapas para explorar. Pode ser adquirido online, nos Centros Ciência Viva e nas lojas FNAC.

Recomendado pela National Geographic, o projecto contou desde o início com o apoio tecnológico da Fundação Vodafone Portugal e com parceiros nacionais, como a GALP, a SATA e a CP – Comboios de Portugal. A estes juntam-se mais de 100 parceiros de ciência e cultura (museus, jardins zoológicos, aquários e parques naturais) e mais uma centena nas áreas de alimentação e alojamento.